Previdência Infantil
Porque o futuro de uma criança vale qualquer sacrifício!
Um dos melhores presentes que um pai pode dar a seu filho é oferecer a possibilidade de obter a melhor educação universitária.
As estatísticas demonstram claramente que quanto maior é o nível educacional de uma pessoa, maior será a possibilidade de obter rendimentos bem maiores e maior será também a quantidade de ofertas de trabalho que satisfaçam suas expectativas.
Uma boa universidade particular pode custar até R$ 5 mil por mês. Será que você vai ter condições de arcar com esse custo quando chegar a hora do seu filho prestar o vestibular?
Pensando nisso, pais, avós, tios e primos estão dando suas contribuições em planos de previdência complementar para presentear seus entes queridos, ao invés de desperdiçar um bom dinheiro com outros presentes caros e muitas vezes desnecessários.
Com um planejamento financeiro adequado, através de um plano de Previdência Infantil você investe no futuro das crianças que queira beneficiar. Você guarda um pouco todo mês e constrói um patrimônio que pode ser utilizado na educação, na vida profissional, na vida pessoal ou na realização de diversos projetos de vida.
Para se ter uma ideia, com apenas 300 reais por mês - que não irá pesar no seu bolso - você garante mais de 114 mil reais quando essa criança completar 18 anos de idade, considerando uma rentabilidade real de 6% ao ano.
Desse modo, no futuro, ela poderá escolher entre resgatar o dinheiro, receber uma renda mensal que vai superar mil e setecentos reais durante seis anos, ou até mesmo continuar poupando para obter um complemento de renda na aposentadoria.
É dinheiro suficiente para conseguir ingressar em uma faculdade de primeira linha no Brasil!
E se essa criança se conscientizar da importância de continuar contribuindo para o futuro dela por conta própria após completar a maioridade, ela terá aos 60 anos de idade acumulado aproximadamente 2 milhões de reais de reserva. É a mágica dos juros compostos trabalhando no longo prazo.
E se algo lhe acontecer, tanto seu filho quanto você poderão contar com uma renda em caso de invalidez ou uma pensão em caso morte. Você ainda pode contratar um seguro por incapacidade para o trabalho, caso não possa honrar com os seus compromissos financeiros por motivo de doença ou acidente.
Isto significa planejar de forma consciente!
O plano de previdência infantil pode ser usado para inúmeras finalidades, como por exemplo:
Custear a faculdade
Comprar um carro ou dar entrada em um apartamento
Pagar os estudos, caso os responsáveis não consigam manter as mensalidades escolares em dia
Fazer intercâmbios de estudos no exterior
Montar o primeiro consultório ou o primeiro escritório
Educar e estimular a criança a poupar e a investir o dinheiro
Garantir um futuro financeiro promissor para esta criança
Realizar um outro sonho qualquer que ela possa vir a ter no futuro
Usar a previdência como presente
É simples: quando chegar em alguma época festiva, os parentes e amigos compram os presentes, se reúnem, fazem a festa e cada um recebe um boleto individualizado para investir o quanto quiser, ou um boleto coletivo para que possam aplicar todo o dinheiro arrecadado na famosa “vaquinha” de uma só vez e assim contribuírem com o valor que bem entenderem na previdência complementar do seu filho, sempre que desejarem.
Por essas e por outras que contratar um plano de previdência para os filhos, passou a ser a principal prioridade dos pais, em termos de planejamento financeiro, juntamente com o seguro de vida dos pais ou responsáveis financeiros.
Atualmente, existem duas opções para o responsável financeiro contratar um plano de previdência infantil no Brasil:
1) Você coloca o plano no nome da criança, com o seu CPF e aí ela não poderá fazer nenhuma movimentação, porque o seu CPF é que estará vinculado àquela proposta. Então você terá até os 18 anos da criança (ou até os 24 anos, se aquela criança estiver fazendo faculdade e desde que ela seja seu dependente financeiro), para trocar o seu CPF pelo dela, sem precisar trocar a titularidade do plano. Assim, ela poderá continuar a contribuir para o plano por conta própria e pelo tempo que bem entender, bem como sacar os recursos.
A troca do CPF para a Receita Federal, enquanto menor, não constitui um fato gerador de imposto de renda, conforme estabelece a instrução normativa existente.
2) Você também pode contratar o plano no nome da criança, já inserindo o próprio CPF dela no contrato. Dessa forma, quando ela atingir a maioridade, já terá livre acesso para movimentar esse valor de reserva acumulado e sacar parte ou todo o dinheiro, caso desejar.
Outras vantagens interessantes:
Como responsável financeiro, você também poderá abater as contribuições feitas ao plano PGBL no seu imposto de renda, respeitando o limite dos 12% de dedução com base na sua renda bruta anual. Vale lembrar que se a criança tiver mais de 16 anos, a criança terá que contribuir para o INSS, para que você possa se beneficiar da dedução das contribuições no IR para você.
E para o responsável financeiro que não irá se beneficiar da dedução fiscal, pois faz a declaração do imposto de renda no modelo simplificado (ou que já atingiu o limite de dedução do IR), a recomendação é aplicar em um plano na modalidade VGBL.
Além de tudo isso, o investimento em previdência feito desde cedo é extremamente vantajoso, já que permite a opção pelo regime de alíquotas regressivas, no qual quanto mais tempo o dinheiro fica investido, menos imposto será pago, chegando a apenas 10% para recursos investidos por mais de dez anos.
São muitas vantagens e benefícios para você, para a família e principalmente, para a criança!
Ganhe tempo e comece hoje mesmo a investir em um plano com contribuições a partir de 50, 100, 200 reais mensais e seja você a pessoa responsável por garantir esse futuro promissor para essa criança que você tanto ama, porque uma boa educação faz parte do patrimônio intelectual de uma pessoa, e esse é um capital que ninguém pode tirar.
Reforçando que operamos em parceria com as companhias mais sólidas, bem posicionadas, qualificadas e rentáveis do mercado de previdência complementar aberta.
Consulte-nos!
Faça a sua cotação aqui